quinta-feira, 31 de julho de 2014

Fonte de dificuldade da gestão pública



Não é fácil gerir uma cidade, mas são os pequenos detalhes que fazem a diferença. Manter os gramados e as árvores aparadas,  as ruas limpas e as guias pintadas, controlar a finança do município, educar as crianças e os jovens, prolongar a vida dos velhos e doentes, dar condições de vida aos pobres, manter a paz e a ordem, tornar a vida da população mais feliz, além controlar e fiscalizar.
Todas as atividades da gestão pública têm seus graus de dificuldade. Entretanto um serviço aparentemente simples pode demonstrar a capacidade de uma Administração, estou falando da Fonte, mecanismo hidráulico, ou chafariz.
Às vezes nem percebemos, mas é algo desafiador e que pode dividir opiniões. As fontes deixam a cidade mais bonita, dão ideia de prosperidade, um ponto turístico, podem ser verdadeiras obras de arte, contar histórias, ser um símbolo.
Entretanto manter uma fonte é algo que gera custos, e conflitos. Água parada é fogo do mosquito da dengue, bactérias e mau cheiro. A manutenção das fontes deve ser frequente. Apenas trocar a água trás danos ao meio ambiente, fazer a manutenção com produtos químicos leva a altos custos.
Fonte mal cuidada mostra o desinteresse do gestor, fonte cuidada pode ser desperdício de água ou de recurso. Manter as fontes em funcionamento é algo que exige soluções de problemas e planejamento e que podem refletir a capacidade dos gestores públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário